Os educandos dos  4os anos 1 e 2 do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, com seus familiares, realizaram no domingo, dia 28 de outubro, um delicioso churrasco tropeiro.

Essa atividade foi o encerramento de um projeto que teve como temática o Tropeirismo e que foi desenvolvido ao longo dos últimos meses. Durante as aulas, os educandos abordaram a temática de várias formas e por meio de diversas disciplinas, conhecendo mais sobre motivação histórica dos tropeiros, suas rotas, características e importância para o desenvolvimento econômico do país.

No processo de ensino e de aprendizagem a melhor forma que o educador tem para estimular seus educandos e promover o interesse em aprender é por meio de atividades práticas, por isso, as turmas foram incentivadas a reproduzir na escola uma das comidas típicas dos tropeiros: o “feijão tropeiro”.

A experiência foi muito positiva e por isso surgiu a ideia de repeti-la com as famílias dos educandos. Dessa forma, eles se reuniram num espaço agradável e juntos prepararam uma tradicional costela ao fogo de chão, que foi acompanhada com “feijão tropeiro” e outros pratos típicos. Neste dia, antes do almoço, os educandos apresentaram para os presentes algumas características relevantes a respeito do Tropeirismo, seus caminhos, desafios e muitas curiosidades sobre seus costumes, vestimentas e alimentação.

O empenho das Educadoras, da Gestão Educacional e de vários voluntários tornou possível esse valioso momento, que figurou como importante ocasião de interação entre famílias e Colégio.




Galerias

Churrasco Tropeiro

Ver galeria