Os educandos do 4º ano 2, do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, durante as aulas de História, aprofundaram seus conhecimentos sobre a influência do tropeirismo na cultura brasileira ao prepararem um delicioso feijão tropeiro.

Durante as aulas os educandos conheceram mais sobre o período da história do Brasil que compete ao tropeirismo, que está relacionado diretamente ao ciclo econômico da mineração, durante o Brasil Colônia. Nessa época, na região das minas, por ordem do Governo de Portugal, estava proibida a prática de outros tipos de atividades econômicas, dentre elas a produção de alimentos, por isso, os alimentos eram trazidos de outras regiões.

Os responsáveis por esse transporte eram conhecidos como tropeiros, que tinham a necessidade de se alimentarem de forma rápida e prática durante suas longas viagens, dessa necessidade surge o Feijão Tropeiro, hoje um prato típico de nosso país.

Com a intenção de proporcionar uma aprendizagem por meio de uma ação prática, os educandos mergulharam nessas tradições ao preparem eles mesmos o Feijão Tropeiro com todos os seus ingredientes e técnicas. Essa atividade além de instrutiva foi extremamente saborosa.